sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uma de minhas inúmeras palestras pelo país com meu Projeto Sócio Cultural "Ler é Viver



Eu, Osvaldo Junior Pansera Waczuk sou fundador e idealizador do Projeto Sócio Cultural chamado "Ler é Viver", no qual dou palestras pelas escolas de todas redes de ensino do país, abordando vários temas como valores e princípios, algumas técnicas de estudo e concentração, educação comportamental, contra o Bulying (que é um dos maiores problemas que as escolas brasileiras enfrentam), como fazer um cronograma de estudos, incentivando a leitura, bem como o universo da cultural. Enfatizo a importância da  valorização dos professores e das instituições educacionais, para que os alunos tenham repeito e saibam o valor que suas escolas tem em suas vidas. Motivo cada criança, aluno e jovem a acreditar em seu potencial e fazer seus sonhos se tornarem realidade, independentemente da condição financeira de suas famílias, pois o futuro depende, em parte, de cada um de nós, para que com amor, força, fé e perseverança, aliados ao sonho e desejo, se torne realidade perante seus merecimentos e naquilo que plantarem por meio de seus estudos e atitudes.
Uma de minhas maiores emoções e experiências foi ter tido o prazer em dar minha palestra em 2010, para todas as séries na Escola Estadual, localiza na cidade de Erval Grande - RS, Capital Nacional das Azaleias. Local onde me criei, desde a infância até o final do segundo ano do colegial. Foi lá onde aprendi a ler, escrever, interpretar textos, escrever meus primeiros poemas que serviam para desabafar sobre o que se passava em minha vida, apesar de ter meus país muito carinhosos e atenciosos  que cuidavam muito da minha educação, pude desvendar minhas imaginações desde sedo e descobertas sobre o que eram os sentimentos e a essência do amor, mas tinha vergonha de compartilhar meus sentimentos escritos e ironicamente hoje é o meu ganha pão, minha profissão e me orgulho em ser escritor, vindo de uma cidade pequena, porém acolhedora.

Vivi grandes experiências e está escola foi precursora para minha base intelectual. Além, claro, de minha família que foi a base fundamental para minha formação mental, educacional, moral e princípios, para hoje ser quem voz fala e escreve.

Para ver como a vida passa e tudo é um ciclo continuo e infinito, ao entrar nos portões desta escola toda minha infância veio a tona e em poucos segundos consegui voltar ao passado e me tornar um menino, franzino, sem barbas encantado e entusiasmado para mais um dia de aula. É uma pena que o tempo passa e envelhecemos depressa o bastante para ver e entender que quanto menos esperamos e percebemos, o tempo se finda e o que nos resta é apenas as lembranças, saudades, além de sermos eternos alunos desta grande escola chamada vida.






Um comentário:

  1. Oi querido, parabéns pela iniciativa do ‘Ler é Viver’. Sim, realmente precisamos da extensão e criação de outros projetos desse patamar, a introdução a literatura é fundamental pra o crescimento acadêmico dos pequenos! Parabéns por mais um brilhante trabalho.

    ResponderExcluir